segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Como "queimar" mais GORDURA!

Qual as melhores formas de "queimar gordura"

O ideal de treinos para se atingir esse objetivo de queimar gorduras, são aqueles que estimulam o organismo a utilizar o máximo possível de glicogênio muscular e gorduras.

Abaixo segue algumas dicas para aumentar o máximo a utilização das gorduras como substrato energético.

REFEIÇÃO PRÉ-TREINO
Um refeição pobre em carboidratos antes do exercício faz que não haja acúmulo de glicogênio hepático e muscular, este estando diminuído oorganismo terá de recorrer as gorduras e as proteínas.

DURAÇÃO E INTENSIDADE DO TREINO
O ideal é que fizesse treinos superiores á 45 minutos, onde as reservas de glicogênio tendem à esgotar.
O organismo precisa de tempo para degradar a gordura (transformar ela em ATP-energia), então o exercício muito intenso (acima de 70% do VO2 máx) tende a utilizar mais glicogênio muscular, o ideal é que se faça treinos de 50% à 70% do VO2máx, onde a "queima de gordura" se torna significativa.

APTIDÃO FÍSICA
Quanto maior for o seu condicionamento físico, mais o seu corpo fica apto para "queimar gordura".
Com os treinamentos você consegue: Aumentar o número de capilares sanguíneos, produção de enzimas lipoproteínas lipase (que são responsáveis pela quebra de gorduras e utilização da energia em ATP) e aumento do número de mitocôndrias.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Dores na lateral da barriga

DORES NA LATERAL DA BARRIGA

Entenda o porque das dores na lateral da barriga, principalmente quando está correndo.

Ela acontece por 2 motivos: Respiração errada e esforço exagerado.

RESPIRAÇÃO ERRADA
Quando surge uma dor mais no centro do abdomen, provavelmente seja pela respiração. “A respiração pela boca leva à entrada de ar no estômago, promovendo a produção do ácido clorídrico, que causa ardência e sensação de azia”, explica Raul Santo.
É um sinal também que a intensidade está alta, portanto diminua a intensidade e respire pelo nariz.

FALTA DE OXIGÊNIO NO DIAFRAGMA
Ele é o principal músculo responsável pela respiração, quando se sente a dor na lateral do abdomen, provavelmente seja por estar em um ritmo além do seu condicionamento físico, então a respiração não consegue suprir a demanda de oxigênio que a musculatura pede. “Sem a condução satisfatória de oxigênio, ocorre a produção de ácido lático no músculo, cujo acúmulo gera a dor”, explica Raul Santo.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Recuperação favorece o crescimento muscular

O seu corpo cresce é no DESCANSO!

Você está cansado de ouvir que você cresce é no descanso, pois todo mundo fala isso o tempo todo, mais entenda porque isso acontece.

Durante o treino o seu corpo cataboliza (quebra) nutrientes para fornecer energia durante a atividade, após o exercício seu inicia o processo de recuperação, ou seja, anabolismo (construção) das fibras que foram "lesionadas", essa recuperação é fundamental ser respeitada para se realizar um novo estímulo para os músculos trabalhados, pois é nessa fase de recuperação que aumentarão as fibras musculares e as tornarão mais fortes.

E-mail: renatomracademia@gmail.com



domingo, 24 de fevereiro de 2013

Efeitos do Álcool


Alterações provocadas pelo consumo de Álcool

Já é comprovado que a ingestão de álcool provoca alterações no Sistema Nervoso Central (SNC) e Fisiológicos, após sua ingestão ele é rapidamente distribuído pelo corpo, se concentrando especialmente no sangue e cérebro.


Alterações provocadas:
- Aumento do tempo de reação
- Piora da coordenação motora
- Alteração do comportamento (falar muito, ficar extrovertido, etc.)
- Redução dos níveis de testosterona
- Piora da síntese proteica

A cerveja possui o teor de álcool equivalente à 5%, ou seja, 1 latinha de cerveja possui 17,75ml de álcool, na forma de etanol, que é aproximadamente 14g de etanol, e cada grama possui 7kcal.


Devido a alta solubilidade do álcool com a água, rapidamente ocorre a absorção da bebida, outros fatores que aceleram a absorção do álcool acontece quando não há alimentos sendo ingeridos, então rapidamente ocorre picos e mais intensos são os níveis de álcool no sangue e a temperatura também influência no tempo de absorção do álcool, bebidas quentes promove pico sanguíneo mais rápido.

A ingestão de álcool interfere em todos estes pontos, o que pode induzir impotência, infertilidade, perda de funções características masculinas e diminuição do anabolismo protéico (Emanuele & Emanuele, 1998; Emanuele & Emanuele, 2001).

Relação do álcool com seu Treinamento, pode-se concluir então que evitar o consumo de álcool para os praticantes é o melhor caminho, pois sua ingestão reduz nos níveis de testosterona, prejudica o anabolismo e reduz a síntese proteica.

Relação do álcool com o fatores cognitivos, a alteração no SNC devido a ingestão de álcool aumenta o número de acidentes e violência.