
1- Evite ficar longos períodos, mais de 3 à 4 horas, sem comer. Ao invés de encher o prato em 2 ou 3 grandes refeições, prefira comer porções menores, 5 à 6 vezes por dia.
2- Consuma alimentos ricos em proteínas, elas são essenciais para a reconstrução e manutenção muscular. Prefira opções que não tenham muita gordura saturada, como peito de frango e atum.
3- Beba mais água, principalmente antes e depois do treino. Uma célula desidratada não consegue realizar suas reações químicos produtoras de energia.
4- Evite comer “porcarias”, como frituras, chocolates, bolos, doces, bolachas, refrigerantes, etc. Esses alimentos possuem muita gordura saturada. Adicionar gordura em nossas refeições é fundamental, desde que sejam gorduras insaturadas e de forma controlada.
5- Faça aeróbios usando o medidor de freqüência cardíaca (FC), que lhe ajudará a perceber se o treino está realmente forte. (Ex: 220 – sua idade = FC Máx) Se deseja treinar à 80% da sua FC Máx (80% do resultado obtido).
6- Treine musculação com seriedade, pois ela é fundamental para preservar e aumentar sua massa muscular magra, acelerando seu metabolismo de repouso e ajudando na queima de gordura.
7- Quando fizer treinos aeróbios mais intensos, respeite o tempo de descanso, geralmente entre 48 à 72 horas. Um treino fraco nesse período também funciona bem para acelerar a recuperação de forma ativa.
8- Durma bem, pois durante o sono o organismo libera hormônio do crescimento, importante o anabolismo e na queima de gordura.
9- Procure administrar situações de estresse em geral, pois elas liberam cortisol, que consome proteínas e atrapalha na queima de gordura.
10- Seja paciente e trabalhar com medidas realistas de perda de peso. Prefira a fita métrica e o adipômetro em relação à balança e tenha em mente que o resultado obtido após um esforço a longo prazo é mais duradouro.
Parabéns pelo post!
ResponderExcluirExcelentes dicas para serem aplicadas no dia-a-dia.
Abraços,
Marcelo Nascimento