quarta-feira, 29 de junho de 2011

CREATINA - MITOS E VERDADES

Mito: Quanto mais creatina melhor o resultado.

Verdade: As vezes você vê algumas pessoas consumindo de 10 a 20 gramas de creatina de uma só vez. Vale a pena? De acordo com cientistas da Universidade St. Francis Xavier na Nova Escócia, atletas que consumiram 0.1 gramas de creatina por kg do corpo, excretaram 46% o excesso de creatina pela urina. Por exemplo, um halterofilista de 100kg consome 10g de creatina por dose, 46% ou 4.6g serão eliminados pela urina, um desperdício. Em outro estudo no Laboratório de Performance na universidade de Ball State, cientistas comprovaram que doses menores de monohidrato de creatina(5g/dia) são mais eficazes, e esses resultados podem ser alcançados sem precisar de uma fase de saturação.

Mito: É obrigatório a fase de saturação.

Verdade: A pesquisa acima prova que somente a quantidade certa de creatina é necessária para se ter resultados, 5g diário é o suficiente.

Mito: Creatina causa problemas nos rins e fígado.

Verdade: A menos que você tenha algum problema de saúde pré-existente, é impossível que o uso de creatina seja de alguma forma nocivo a saúde. Em um estudo científico que levou atletas que utilizaram creatina por 10 anos mostraram que não houve alteração na atividade dos rins e do fígado.

* Quando ingerida sem uso excessivo, não causa se quer algum problema e obtém resultados muito satisfatórios.*

terça-feira, 21 de junho de 2011

10 Mandamentos para Queimar Gordura sem levar junto a Massa Magra!

1- Evite ficar longos períodos, mais de 3 à 4 horas, sem comer. Ao invés de encher o prato em 2 ou 3 grandes refeições, prefira comer porções menores, 5 à 6 vezes por dia.

2- Consuma alimentos ricos em proteínas, elas são essenciais para a reconstrução e manutenção muscular. Prefira opções que não tenham muita gordura saturada, como peito de frango e atum.

3- Beba mais água, principalmente antes e depois do treino. Uma célula desidratada não consegue realizar suas reações químicos produtoras de energia.

4- Evite comer “porcarias”, como frituras, chocolates, bolos, doces, bolachas, refrigerantes, etc. Esses alimentos possuem muita gordura saturada. Adicionar gordura em nossas refeições é fundamental, desde que sejam gorduras insaturadas e de forma controlada.

5- Faça aeróbios usando o medidor de freqüência cardíaca (FC), que lhe ajudará a perceber se o treino está realmente forte. (Ex: 220 – sua idade = FC Máx) Se deseja treinar à 80% da sua FC Máx (80% do resultado obtido).

6- Treine musculação com seriedade, pois ela é fundamental para preservar e aumentar sua massa muscular magra, acelerando seu metabolismo de repouso e ajudando na queima de gordura.

7- Quando fizer treinos aeróbios mais intensos, respeite o tempo de descanso, geralmente entre 48 à 72 horas. Um treino fraco nesse período também funciona bem para acelerar a recuperação de forma ativa.

8- Durma bem, pois durante o sono o organismo libera hormônio do crescimento, importante o anabolismo e na queima de gordura.

9- Procure administrar situações de estresse em geral, pois elas liberam cortisol, que consome proteínas e atrapalha na queima de gordura.

10- Seja paciente e trabalhar com medidas realistas de perda de peso. Prefira a fita métrica e o adipômetro em relação à balança e tenha em mente que o resultado obtido após um esforço a longo prazo é mais duradouro.