Alterações provocadas pelo consumo de Álcool
Já é comprovado que a ingestão de álcool provoca alterações no Sistema Nervoso Central (SNC) e Fisiológicos, após sua ingestão ele é rapidamente distribuído pelo corpo, se concentrando especialmente no sangue e cérebro.
Alterações provocadas:
- Aumento do tempo de reação
- Piora da coordenação motora
- Alteração do comportamento (falar muito, ficar extrovertido, etc.)
- Redução dos níveis de testosterona
- Piora da síntese proteica
A cerveja possui o teor de álcool equivalente à 5%, ou seja, 1 latinha de cerveja possui 17,75ml de álcool, na forma de etanol, que é aproximadamente 14g de etanol, e cada grama possui 7kcal.
A ingestão de álcool interfere em todos estes pontos, o que pode induzir impotência, infertilidade, perda de funções características masculinas e diminuição do anabolismo protéico (Emanuele & Emanuele, 1998; Emanuele & Emanuele, 2001).
Relação do álcool com seu Treinamento, pode-se concluir então que evitar o consumo de álcool para os praticantes é o melhor caminho, pois sua ingestão reduz nos níveis de testosterona, prejudica o anabolismo e reduz a síntese proteica.
Relação do álcool com o fatores cognitivos, a alteração no SNC devido a ingestão de álcool aumenta o número de acidentes e violência.